Já ouviu falar na Iracema, índia dos lábios de mel, do grande José de Alencar?
Pois bem, ela se banhava nas águas da Bica do Ipu, município localizado a aproximadamente 324km de Fortaleza, no Ceará.
A Bica do Ipu é o principal ponto turístico da cidade.
Bica do Ipu
Atualmente, foi reformada a estrutura do restaurante que faz parte de um projeto grandioso do Parque da Bica do Ipu, que teria até um teleférico, infelizmente a obra completa ainda não saiu do papel e só Deus sabe quando sairá.
Perrengues políticos a parte, vamos falar do que interessa: como aproveitar ao máximo sua viagem ou passagem pelo município do Ipu, como chegar, onde ficar, onde comer, o que fazer.
COMO CHEGAR
(Saindo de Fortaleza)
De carro: você deve pegar a BR-020 até Canidé, depois pegar a CE-257 passando pelas cidades de Santa Quitéria, Hidrolândia e finalmente chega ao Ipu. Se preferir, também pode ir pela cidade de Sobral.
De ônibus: duas empresas possuem destinos para o Ipu, a Guanabara e a Princesinha dos Inhamuns, ambas são muito boas.
O QUE FAZER
Sem dúvidas, a principal atividade é curtir um delicioso banho na Bica do Ipu.
Para quem curte atividades físicas, pode fazer um passeio ao ar livre. Acordar cedo, caminhar, correr ou pedalar até a Bica. A distância do Centro do Ipu até a Bica é aproximadamente 3km, vale salientar que o percurso é pequeno, mas é uma subida e como tal exige muito mais esforço. Fiz esse percurso em 24 minutos entre caminhada e corrida (não consegui correr todo percurso da subida, é bem puxado!rs), cheguei na Bica suando feito tampa de chaleira, fiz um breve alongamento, bebi um pouco d’água e me joguei na água geladinha da Bica por volta de 6:30 da manhã. Sabe o melhor de tudo isso? A exclusividade da Bica! Não tem um pé de pessoa!kkk 😀
É bom demais tomar banho na Bica do Ipu, deixar a queda d’água cair nas costas, é uma hidromassagem natural! Relaxa e renova as energias do corpo e da alma!
Não é preciso pagar para ter acesso à Bica, o que tomar o passeio ainda mais atraente para quem gosta de viajar barato.
Dica importante: o banho na Bica é melhor em período chuvoso, então dê preferência para visitá-la entre os meses de janeiro a junho.
Ponto negativo: infelizmente, a Bica não possui os itens básicos para acessibilidade, nada de rampa ou elevador.
No caminho para Bica, você passa pela Casa de Pedra, onde Iracema vivia. Você pode subir nas pedras e ver a cidade do Ipu por cima.
Conheça a praça com a estátua da Iracema e do Guerreiro Branco, muito linda. No Natal ela recebe decoração natalina, o que a torna mais linda para tirar fotos. 😉
A catedral do Ipu foi recentemente reformada, ficou muito bonita. Normalmente as missas são no horário de 5h da tarde aos sábados e 9h da manhã aos domingos .
A noite no Ipu costuma ser pacata, alguns jovens se encontram no Bavilhão para beber e conversar ao som de carro particular.
Já as festas tradicionais costumam ser bem animadas. Em janeiro acontece as novenas, em julho a festa do Sagrado Coração de Jesus e em outubro a festa de São Francisco de Assis.
ONDE COMER
O restaurante da Bica do Ipu, oferece pratos e petiscos saborosos com preços justos.
No centro do Ipu tem um restaurante self-service muito bom, chamado Cantinho Verde.
Recebi indicação do Restaurante do Posto São Pedro e do self-service do Chef Souza (ao lado do Posto São Cristovão), não tive oportunidade de experimentar a comida desses restaurantes, mas fica aí a dica. 😉
ONDE FICAR
Sempre que vou ao Ipu fico na casa de familiares, contudo já vi algumas pousadas pela cidade.
Na subida para a Bica do Ipu tem a Pousada Queda D’água.
Tem também a Pousada Nosso Recanto e Pousada São Pedro.
Eu acredito que sejam pousadas baratas.
ONDE COMPRAR
No centro do Ipu tem lojinhas de todos os tipos, inclusive com artesanato que amo. Comprei até o quadro para decoração da minha sala de jantar numa delas. 😀
CURIOSIDADES
- Segundo Silveira Bueno, o nome Ipu provém do Tupi y-pu que significa água que surge.
- O nome Iracema é um anagrama (jogo de letras) da palavra América, que José de Alencar fez devido ao processo de colonização do Brasil.
- No Ipu tem um pão chamado “cacetinho“, ele é do comprimento de um pão francês (ou carioquinha) mas fininho com a massa bem encorpada. Eu gosto muito. Se tiver curiosidade de provar pergunte na cidade onde vende, alguém saberá te informar! 😉
- Outra peculiaridade do Ipu é o refrigerante Wolga, refrigerante de guaraná muito saboroso, há quem prefira ele ao guaraná Antártica, desenvolvido na própria cidade e distribuído na região. Ele é vendido de todos os tamanhos.
- Algo que achei bem interessante é a Rádio Centro mais conhecida como Voz da Cidade que faz transmissão em alto falantes no centro da cidade de segunda a sexta pela manhã e tarde, e aos sábados somente pela manhã. Bem coisa de interior, muito legal! 🙂
E aí, Curtiu?
Ficou com vontade de se jogar nas águas da Bica do Ipu e conhecer a simpática cidade no pé da serra de Ibiapaba? 😀
Se você tem outras dicas legais sobre o Ipu, deixe seu comentário!
Compartilhe esse artigo nas redes sociais, seus amigos também irão gostar de saber!