Florianópolis é a capital de Santa Catarina, chamada carinhosamente por muitos de Floripa! Não é à toa que muitos brasileiros e estrangeiros procuram a capital catarinense para passear e curtir suas belezas naturais, pois foi denominada Ilha da Magia por encantar turistas por seus lugares paradisíacos. Conheça agora um pouco mais sobre Florianópolis: principais pontos turísticos e passeios, onde comer, onde se hospedar e muito mais! 😉
FLORIANÓPOLIS
Os índios tupis-guaranis foram possivelmente os primeiros que aproveitaram esse pedaço do paraíso, onde hoje é a capital do estado de Santa Catarina, com registros que datam 4.800 a.C. Depois disso, somente no século XVI, algumas embarcações provenientes da Bacia do Prata aportavam na ilha para se abastecerem de água e alguns tipos de alimentos.
Com o passar do tempo cada vez mais pessoas do restante do Brasil e de várias partes do mundo desfrutam das belezas naturais, das praias exuberantes e da recepção de um povo agradável que conta com uma boa qualidade de vida. Esses e muitos outros adjetivos fazem com que Florianópolis seja um grande destino não só de turistas, mas também para pessoas que escolheram a cidade para morar.
COMO CHEGAR
- De carro: o acesso é pela BR-101 e BR-282. Para quem vem da região Sudeste existe a possibilidade de utilizar a BR-116 até Curitiba, no Paraná e depois trafegar pela BR-101 e BR-282.
- De ônibus: com saídas das principais capitais do país podem ser utilizadas as seguintes empresas: Catarinense, Real Expresso, Itapemirim e Pluma.
- De avião: através de vôos diários partindo das principais capitais e cidades do país.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS E PASSEIOS
Florianópolis tem atrações variadas o ano inteiro. Mas para aproveitar ao máximo tudo o que a Ilha da Magia tem para oferecer, a melhor época é o verão quando os bares, restaurantes, pontos turísticos e principalmente as praias estão melhores preparadas para satisfazer plenamente os turistas mais exigentes.
ILHA DO CAMPECHE
Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional com águas transparentes e trilhas, ideal para quem gosta de uma boa caminhada acompanhada de lindas paisagens naturais características do Sul do Brasil.
PASSEIO DE ESCUNA PELAS ILHAS E FORTALEZAS
O passeio mais completo é o que parte da ponte Hercílio Luz, com seis horas de duração e paradas no Forte de Santa Cruz de Anhatomirim e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, também passa pela baía dos Golfinhos. O outro sai da praia de Canasvieiras, dura cerca de cinco horas, ambos tem parada para almoço e são uma boa pedida. O visitante simplesmente não sente o tempo passar! Custa R$50,00 por pessoa.
VILAS AÇORIANAS
Os açorianos chegaram à Ilha há aproximados 200 anos e deixaram dois bairros como herança viva de sua cultura, Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. Os costumes e tradições, bem como a arquitetura preservada com casinhas coloridas geminadas são características bastante interessantes para se observar, assim como a igreja e seu casario, tudo praticamente a beira mar.
LAGOA DA CONCEIÇÃO
A Lagoa da Conceição fica no centro geográfico da ilha. Além de ser o point noturno, é um dos cartões postais da cidade, emoldurado por construções antigas. Muitos bares e restaurantes são encontrados nas vilas de pescadores. Para quem curte o agito da noite esse é o lugar que os manezinhos da ilha (apelido carinhoso dado aos nativos da ilha) tem frequentado.
MIRANTES
Por possuir muitos morros em seu entorno, Florianópolis dispõe de vários mirantes naturais. Locais de onde se pode observar e registrar paisagens incríveis do mar, assim como um pôr do sol fantástico. O mais famoso e visitado deles é o Morro da Cruz que fica no centro com fácil acesso.
AVENIDA BEIRA MAR NORTE E PONTE HERCÍLIO LUZ
Ponto preferido para quem aprecia uma bela caminhada ou corrida. Ao cair da tarde as luzes da ponte são acesas, formando outro símbolo da cidade. A ponte está interditada para veículos desde 1982. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico e é também considerada uma das maiores estruturas pênseis do mundo.
AS PRAIAS DE FLORIPA
Algumas fontes de registro indicam que Florianópolis tem 42 praias, outras, perto de 100. O fato é que realmente são muitas praias, o que faz com que todos os gostos sejam satisfeitos e todas as possibilidades financeiras também. Algumas das mais conhecidas são:
JOAQUINA
A praia da Joaquina ou “Joaca” é a preferida pelos surfistas que desde a década de 70 descobriram suas ondas perfeitas para o surf. Hoje é local para campeonatos nacionais e internacionais.
MOLE
É considerada uma das mais belas praias da Ilha com areia branca, fofa e belíssimas paisagens. Mas devido à profundidade, ventos e ondas não é uma praia indicada para crianças. Porém, devido a isso atrai muitos surfistas e é uma praia bastante agitada.
JURERÊ
Perfeita para praticar esportes náuticos e também para as crianças. O bairro é dividido em dois, sendo o lado esquerdo super sofisticado com o loteamento Jurerê Internacional contendo bares, restaurantes e boates, além de um shopping a céu aberto. No verão essa parte do bairro costuma receber muita gente ilustre, principalmente nos meses de alta temporada. O outro lado é o Jurerê Tradicional que apresenta entre outras atrações a culinária típica da Ilha.
PRAIA DOS INGLESES
O “domínio” da praia é dos argentinos que todos os anos desembarcam nos Ingleses e lotam hotéis, restaurantes e a praia. São cinco quilômetros com águas azuis e muito boa infraestrutura.
CANASVIEIRAS
Fica a 27 quilômetros do centro e é outro point dos hermanos. Bem urbanizada com infraestrutura completa. Beleza natural é o que não falta! No verão é muito frequentada por famílias devido as suas características.
PRAIA DA DANIELA
Considerada uma piscina natural. Também indicada para crianças, inclusive tendo sido eleita uma das 10 melhores praias brasileiras para crianças. Não é tão urbanizada quanto outras, mas é um local ímpar em termos de beleza, temperatura e cor da água.
COMPRAS
O Mercado Público Municipal, inaugurado em 1898 é o local ideal para quem quer ver de tudo o que seja característico da região. Além de muitas possiblidades de compras apresenta vários bares perfeitos para um “happy hour”. Outros locais também são indicados, como a Casa da Alfândega, o Feirarte e a Casa Açoriana.
GASTRONOMIA
Os pratos típicos regionais tem grande influência dos açorianos, alemães e italianos, além da vasta gastronomia que envolve frutos do mar e pescados. Veja 17 dicas valiosas sobre 17 bares e restaurantes, bem como preços e outros detalhes.
HOSPEDAGEM
A oferta de pousadas e hotéis em Floripa é muito grande. Os preços variam bastante, mas na média dos outros destinos. É possível encontrar desde pousadas mais simples, com diárias modestas, porém sem descuidar da qualidade, até hotéis sofisticados com preços relativos. Veja fotos, disponibilidade, valores e várias outras dicas sobre hospedagem em Florianópolis acessando este link.
As agências de viagens oferecem pacotes de viagens bem atrativos. Veja os pacotes de viagens da CVC e do Hotel Urbano.
SEGURANÇA
Não existem problemas mais sérios relacionados à segurança em Florianópolis, o que é uma característica do estado de Santa Catarina, porém como em toda grande cidade, principalmente com vocação turística, é bom ter cuidado.
Florianópolis conta com duas delegacias de polícia civil especialmente para proteção aos turistas. Os contatos são: delegacia do aeroporto (48) 3236-1155, e da rodoviária (48) 3333-2103.
E aí, Curtiu?
Florianópolis tem muito o que conhecer, aproveitar e desfrutar, não é?
Gostou desse artigo? Então curta e compartilhe com seus amigos! 😀
Fonte: Prefeitura de Florianópolis, Governo de Santa Catarina e Guia Floripa